Receita do Chef

Pernil de Cordeiro de 7 horas

Pernil de cordeiro desossado, assado em seus sucos, acompanhado de cebolinhas caramelizadas, legumes torneados e temperos provençais.

Ingredientes

Para 6 porções: 1 pernil de cordeiro de 1,70 kg, cebolinhas 500 gr, batatas 1 kg, nabo 1 kg, alho 200 gr, tomilho, alecrim, salsinha, óleo de canola, cenoura 250 gr, aipo 2 talos, cebola 500 gr, caldo de carne 2 lts, 1 bouquet garni, sal, pimenta do reino.

Preparo

Limpar o pernil retirando o osso. Amarrar a carne com barbante. Selar a carne no óleo. Refogar junto com a cenoura, cebola cortada, o aipo fatiado e o bouquet garni. Colocar no forno a 160º numa panela alta, aberta, 2/3 cheia de caldo de carne mais meia cabeça de alho durante sete horas, virando a toda hora, até reduzir a 1/3 de caldo. Verificar constantemente a temperatura do forno para não queimar a carne.

Descascar a cebola, tornear a batata e o nabo. Marcar os legumes refogando rapidamente no óleo. As cebolinhas tem que ser marcadas com um pouco de açúcar. Cozinhar individualmente cada legume num caldo de carne. Juntar os legumes, acrescentando um pouco de tomilho, e manter aquecidos.

Retirar a carne da panela. Passar o molho no chinois ou peneira, reduzir, checar os temperos. Acrescentar sal e pimenta se necessário.

Tirar 1 porção de carne com uma colher de aproximadamente 150 gr. Colocar os legumes ao lado e regar com o molho. Decorar com um galho de tomilho.

Bon Apettit


Veja todas as receitas